Home » , , , » Quebras constantes de ônibus escolar deixam estudantes irritados

Quebras constantes de ônibus escolar deixam estudantes irritados



UM MESMO ÔNIBUS JÁ QUEBROU MAIS DE 4 VEZES, SENDO 3 DELAS LOGO NA PRIMEIRA SEMANA DE AULA.

Semana passada, publicamos neste mesmo veículo de informação, uma matéria intitulada QUIJINGUE: Ônibus do programa Caminho da Escola está sendo utilizado indevidamente”, na qual relatamos sobre a utilização irregular de um ônibus escolar do Programa Caminho da Escola, pela prefeitura.

Um ônibus “Amarelinho” que ao invés de estar a serviço dos estudantes da zona rural, propiciando uma viagem segura e com melhor conforto, considerando que esses veículos foram projetados com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes e atendendo às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural, estava sendo utilizado pela Secretaria de Saúde para transportar pacientes para Salvador.

E, por outro lado, a Prefeitura estava contratando ônibus de terceiros, aparentemente, de muita idade, com estados de conservação desgastados e com segurança duvidosa para transportar os estudantes.

Os leitores deste blog, também devem estar sabendo, que a licitação para a contratação da empresa prestadora dos serviços de transporte escolar foi cancelada pela prefeitura com a alegação de que o termo de contrato a ser firmado pela prefeitura e a empresa não estava bem detalhado. A nova licitação ficou agendada para o dia 20 de março.

Como as aulas nas escolas municipais estavam previstas para iniciar no dia 04 de março, a prefeitura decidiu contratar, em caráter emergencial, veículos para conduzir os estudantes às escolas.

Porém, pelo que se observa na exterioridade de uns veículos, leva-nos a deduzir que a Prefeitura não exigiu nenhuma vistoria nos veículos contratados, levando-nos a suspeitar que a contratação dos ônibus seguiu, a risca, a velha cartilha da política velha, cuja vistoria é feita somente para identificar se o proprietário do ônibus é de um correligionário do prefeito.

De tal modo que, o transporte escolar que deveria estar a serviço dos estudantes, propiciando segurança e conforto na viagem, acaba por servir a um grupo político que usa para se favorecer politicamente, presenteando uma “linha de ônibus” a um vereador, a um cabo eleitoral, a alguém que “vestiu a camisa”, a uma família ou a um novo coligado. Uma espécie de moeda de troca, comum em época de eleição.

Na segunda feira (18), estudantes da região da Lagoa da Barra tiveram que esperar até cerca de 9 (nove) horas da noite na Praça do Obrigo pelo ônibus que encontrava-se quebrado. Segundo relato dos próprios alunos a um dos nossos colaboradores, o mesmo ônibus já tinha quebrado mais de 4 vezes, sendo 3 delas logo na primeira semana de aula.

Os estudantes também denunciaram que estão sendo conduzidos passageiros particulares para a sede juntamente com os alunos, e que inclusive, um dos passageiros chegou a agredir fisicamente um estudante dentro do ônibus. Até galinha estava sendo transportada junto com os estudantes, segundo relato de uma aluna.

Na terça-feira (19), em reunião do Conselho do FUNDEB, um dos conselheiros, delatou ao Secretário de Educação, Laécio Andrade, que se fazia presente, esses episódios e de outros que vem ocorrendo com relação ao transporte escolar, solicitando a tomar medidas urgentes para resolver esse e outros problemas apresentados.

Em suas palavras, o secretário afirmou que já tinha conhecimento do episódio do ônibus da Linha da Lagoa da Barra e, que já estava tomando medidas para solucionar os problemas.


..


Partindo desses fatos, o Blog Folha da Vila, resolveu criar um espaço para que os cidadãos quijinguenses, principalmente os estudantes e os professores, possam divulgar por meio de fotografias, vídeos ou mensagens, a situação do transporte escolar no município. E assim, contribuir na avaliação destes serviços por parte da população.


Portanto, fica aberto o espaço...


Mande-nos fotos, vídeos ou mensagens mostrando como anda a qualidade dos serviços de transportes dos estudantes no município. O e-mail para enviar é: quijinguenews@gmail.com.


A população agradece.



2 comentários:


  1. teve outras coisas: motorista sem habilitacao, motorista de menor, onibus caindo aos pedaço. onibus com dificuldade de pegar freio. vou pedi uns alunos pra tirar foto de celular e mandar pra vcs. vcs nao viram nada, pior é dentro do onibus.

    J. Alves

    ResponderExcluir
  2. Os micro ônibus da educação vinham carregando pessoas para Salvador, desde que eles chegaram a esses municipio. Também levando pessoas para passear, eventos de igrejas, dentre outros. Um absurdo.
    Ônibus caindo aos pedeços vem transportando alunos a anos e com motoristas sem habilitação. Além do mais enchendo de passageiros, tirando o direito do aluno. Só agora enxergou? Eu concordo que o transporte do aluno seja de boa qualidade.

    ResponderExcluir

REGRAS PARA COMENTÁRIOS: (Leia, é importante)

Obs.: A opinião emitida nos comentários é de quem comenta, e não tem necessariamente a ver com o autor da postagem ou do editor do blog. A responsabilidade pelo comentário é de quem comenta.

Os comentários são muito bem vindos e importantes para o Folha da Vila, pois enriquecem o conteúdo das postagens. Há, no entanto, pequenas regras que devem ser seguidas para que seu comentário não seja bloqueado ou apagado. Reservo-me o direito de apagar qualquer comentário que desrespeite as regras abaixo:

1- O comentário deve estar relacionado ao assunto tratado na postagem.
2- Este não é um espaço para você divulgar seu Blog, Twitter, Facebook ou qualquer outro link pessoal.
3- Comentários com links que direcionarão para outras páginas serão removidos.
4- Nunca deixe comentários ofensivos, discriminações racistas, vulgaridades, palavrões ou qualquer tipo de desrespeito a outros visitantes ou à equipe do blog.
5- Não deixe Email nos comentários, dúvidas sobre as postagens serão respondidas no próprio blog.
6- Elogios, críticas, informações complementares e sua opinião sobre o tema são bem vindas.
7- Outras dúvidas, perguntas, sugestões e outros use o formulário de Contato.

Agradecemos pela compreensão.

Pesquise no Folha da Vila


Curta nossa página no Facebook

 
Support : Your Link | Your Link | Your Link
Copyright © 2013. Folha da Vila - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger